O rough é a parte gramada do campo de golfe que requer a menor intensidade de cultivo e geralmente representa áreas não jogáveis, sendo que se a sua tacada é do rough, você está provavelmente em uma situação no mínimo desconfortável. Alguns clubes e campos mais privados e luxuosos, ou campos de resort, se dão ao luxo de manter os roughs como se fossem fairways no que diz respeito ao manejo cultural. Nem todos os campos, porém, podem fazer isso.

O rough pode ser dividido em intermediário e primário:

O rough intermediário é uma faixa de grama de 2 a 3m junto ao fairway, e sua altura é cerca de metade da altura do rough primário.

O rough primário tem altura de 1½ a 4 polegadas (3,8 a 10cm). Nos USA, onde o golfe é um negócio, a altura do rough permanece em torno de 2 polegadas, já na Europa, pode chegar a 6 polegadas. São cortados de 2 a 3 vezes por semana, lembrando que quanto mais freqüente for o corte, menor a ocorrência de aparas e a necessidade de uma segunda operação de coleta ou sopro dessas aparas.

Figura 1 – Rough intermediário e primário.

Figura 1 – Rough intermediário e primário.

Seu corte pode ser realizado com máquinas rotativas, embora o rough intermediário seja cortado com máquinas helicoidais. Muitos superintendentes de campos de bermudagrass preferem cortar o rough primário também com máquinas helicoidais.

Tenha cuidado especial com o rough ao redor dos tees e especialmente dos greens.

Os Bunkers são bancas de areia (eventualmente encontream-se também no campo bancas de grama) dispostos no campo para dificultar o jogo. Possuem localização estratégica e podem estar muito presentes na sua rodada de golfe. Embora as bancas não sejam superfícies gramadas, exigem grande manutenção e cuidado por parte do superintendente.

Abaixo algumas das características desejáveis de uma banca:

• Boa drenagem
• Sem pegadas ou marcas de bola
• Rasteladas diariamente
• Mesmo tipo de areia em todas as bancas do campo (consistência)
• Mesmas características como profundidade (geralmente 3 a 5 polegadas) e textura (influencia no jogo)
• Livre de plantas daninhas e/ou grama
• Bordas bem delineadas
• Sem canais erosivos

Figura 2– Sandpro + rastelo = banca rastelada.

Figura 2– Sandpro + rastelo = banca rastelada.

Geralmente, as bancas com grande inclinação ou desnível precisam ter suas bordas de grama cortadas com máquinas especiais, chamadas de fly-mowers, uma vez que cortadores usuais não realizam este serviço.

Figura 3– Fly mowing.

Figura 3– Fly mowing.

As aparas de grama após a operação de fly-mowing são sopradas para fora da banca, que é então rastelada novamente, ficando em perfeitas condições para jogo.

Muitos golfistas e membros medem o cuidado que você, superintendente, tem com o campo pelo estado de manutenção das bancas. Fique atento!

Philipe Carvalho Ferreira Aldahir é engenheiro agrônomo formado pela UFLA e especilaista em gramados e campos de golfe.