20 de outubro de 2015

Como medir a velocidade do seu green

Como medir a velocidade do seu greenParte I

stimpmeter Como medir a velocidade do seu greenUm dos mais importantes aspectos de um campo de golfe é a uniformidade de seus greens. Variações na velocidade – de um green para outro ou em diferentes partes de um mesmo green – pode anular mais a habilidade de um jogador do que um fairway irregular ou um bunkers mal mantido.

A maioria dos superintendentes dos campos de golfe está bem consciente deste problema, e constantemente procuram o melhor modo de estabelecer uma velocidade consistente em todos os seus greens. O problema que eles enfrentam, entretanto, é extremamente complexo. Há uma séria de variáveis que afetam a velocidade com a qual a bolinha rola sobre a superfície do green.

Cerca de 60 anos atrás, Edward S. Stimpson, campeão amador do Massachusetts em 1935, se concentrou esforços neste problema: como alcançar medidas válidas, precisas e objetivas da velocidade de um green.

O resultado destes esforços foi o Stimpmeter. O aparelho do Dr. Stimpson foi modificado pelo departamento técnico da USGA (United States Golf Association) em meados de 1970 e tornou-se disponível para os superintendentes de golfe em 1978, nos EUA.stimpmeter4 Como medir a velocidade do seu green

O Stimpmeter é um aparelho simples e preciso, fabricado pela USGA, que proporciona um modo de fazer medidas da – e atribuir um valor numérico — velocidade do green. Está provado que o aparelho é um trunfo inestimável para golfe e uma ferramenta útil de gestão para o superintendente do campo, mas não é destinado para comparar campos de golfe.

O Stimpmeter é uma barra de alumínio, com 91,44 cm de comprimento, no formato de uma canaleta em V, em todo o seu comprimento. Ele tem um entalhe preciso para liberação da bola à 76,2 cm da extremidade da canaleta (a extremidade que fica encostada na superfície do green). A parte inferior da extremidade do Stimpmeter é achatada para reduzir o impacto de quando a bola, rolando, entrar em contato o green.
O entalhe de liberação da bola na canaleta é desenhado para que a bola seja sempre liberada e comece a rolar quando o Stimpmeter é levantado a um ângulo de, aproximadamente, 20 graus. Esta característica garante que a velocidade da bola sempre será a mesma quando ela alcançar a extremidade final do Stimpmeter.stimpmeter-detalhe Como medir a velocidade do seu green

Embora o Stimpmeter seja um equipamento rígido, ele é um instrumento de precisão e deve ser protegido de danos. Quando não estiver sendo utilizado, deve ser armazenado em tubo ou embalagem plástica. Mesmo danos relativamente pequenos no entalhe de liberação da bola ou na canaleta podem causar erros.

Como usar um Stimpmeter?

Equipamentos requeridos: Stimpmeter, 3 bolas de golfe, 3 moedas ou 3 tees, uma trena de 5 metros, uma caneta e um bloco de anotações.
Passo 1. Selecione uma área nivelada no green, de, aproximadamente, 30 por 30 m.

tee Como medir a velocidade do seu greenPasso 2. Coloque uma moeda ou tee no green, próximo da extremidade da área selecionada, para servir como ponto de partida. Segurando o Stimpmeter pela ponta em que o entelaha fica mais próximo, o apóie sobre o green com a outra ponta, ao lado do tee ou da moeda, voltado para a direção que se pretende rolar a bola. Coloque a bola no entalhe do Stimpmeter e levante vagarosamente a ponta até a bola começar a descer rolando. Assim que a bola começa a rolar mantenha o Stimpmeter na mesma posição até a bola alcançar a superfície do green. Repita o mesmo processo com as outras duas bolas, mantendo a extremidade final do aparelho na mesma marca.

Passo 3. As 3 bolas não devem estar mais do que 20 cm uma da outra. (Se elas estiverem mais afastadas pode ser que o Stimpmeter foi movimentado durante as séries de rolagem das bolas, ou as bolas podem estar danificadas ou de inferior qualidade, ou outra condição de desuniformidade ocorreu. De qualquer modo, uma distância maior do que 20 cm é de precisão duvidosa e a série com as 3 bolas deve ser repetida.

Repita o mesmo procedimento com as outras duas bolas, mantendo a extremidade final do Stimpmeter no mesmo ponto do green.

Considerando que as bolas parem dentro da distância limite de 20,32 cm, inserir um segundo tee ou colocar uma segunda moeda no ponto médio entre os pontos onde as bolas pararam. A distância entre os dois tees ou duas moedas é o comprimento da primeira série de rolagens de bolas.
Passo 4. Repita o passo 2, usando o segundo tee ou a segunda moeda como ponto de partida. (Em outras palavras, role uma série de 3 bolas a longo da mesma linha, mas na direção oposta).

Passo 5. Repita o passo 3, assim estabelecendo o comprimento da segunda série de rolagens da bola.stimp2 Como medir a velocidade do seu green

Passo 6. Medir as duas distâncias – da primeira e segunda séries – e calcule a média. Esta média é a velocidade do green.

Observação: se a diferença no comprimento entre a primeira a segunda séria for maior que 45,72 cm, a precisão deste resultado médio pode ser questionável. A área selecionada para o teste pode não ser suficientemente nivelada – ou não ser suficientemente representativa do green – caso este que é aconselhável selecionar outra área e repetir o teste. Algumas vezes o green pode ser tão severamente ondulado ou inclinado que uma área nivelada, simplesmente não existe (o que os dados anotados irão indicar).

Veja o manual completo do Stimpmeter no site da USGA:

http://www.usga.org/turf/articles/management/greens/stimpmeter.html

Assista o vídeo da USGA mostrando a correta utilização do Stimpmeter:

http://br.youtube.com/watch?v=A2sbeRMnU_0

Share this content: